sábado, 22 de junho de 2013

Que tal um pinhãozinho?

Gente que delícia esse friozinho, na verdade o que eu acho de delicioso neste frio são as comidas que parece que nesta estação ficam ainda mais gostosas, principalmente as que só tem nesta época. 
Ainda não ouvi ninguém me falar que não gosta de pinhão, aqui na nossa região temos fartura do mesmo, por isso virou mexeu aqui em casa tem aquele cheirinho de pinhão cozido, também adoro pinhão na chapa, mas para isso preciso de um fogão à lenha e como aqui não é possível deixamos essa preparação para a casa do vovô e da vovó.
Não é só ao paladar que o pinhão tende a agradar, mas também a nutrição, como também sou nutricionista  e não somente mãe  resolvi  falar um pouquinho sobre o valor nutricional deste alimento.
O pinhão é um alimento rico em ferro, manganês, potássio, zinco, cálcio e fósforo, mas mesmo sendo um alimento tão rico destes nutrientes não posso deixar de ressaltar que é um alimento bastante calórico, podendo apresentar até 20kcal por semente, então o consumo deve ser moderado, principalmente em casos de dietas hipocalórica (dietas de emagrecimento). Mas continuando a falar das coisas boas, o pinhão ainda apresenta uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B o que junto com o  zinco o torna um alimento  de grande importância para a nutrição cerebral. Deixando o pinhão ainda mais importante posso dizer que é rico em fibras o que ajuda no funcionamento intestinal, e ainda auxilia no controle de colesterol e diabetes.
Crianças maiores de dois anos podem comer pinhão, mas deve ser observado, pelos pais, se o mesmo não causa alergias, ou desconforto gástricos. Alguns profissionais restringem o consumo para crianças menores de dois anos, por ser um alimento considerado forte e poder provocar desconfortos gástricos (gases). 

Tabela de valor nutricional do Pinhão cozido 100g (fonte TACO)


174.4kcal = 732kj
43,9g
3,0g
0,3g
0,1g
0,2g
15,6g
15,8mg
27,7mg
0,4mg
53,0mg
0,8g
165,8mg
0,8mg
727,0mg
0,2ug
0,8mg
0,9mg

Depois de saber disso tudo sobre o pinhão, vamos aproveitar a estação para fazer várias receitinhas com o mesmo, ou consumir de forma cozida ou assada na chapa que fica uma delícia.
Bom final de semana e ótimo início de inverno, "ai que frio!"

Abraços 
Marilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário